22/09/2017 às 09:48

Financiamento de leves já aponta para cima

Divulgação

O volume de financiamentos de veículos leves no acumulado de janeiro a agosto atingiu 718 mil unidades, resultando em pequena alta de 1,5% sobre o mesmo período do ano passado e confirmando a expectativa de reversão da queda, que persistiu durante os primeiros sete meses do ano.

O número fornecido pela B3 é a soma das modalidades de venda a prazo, como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), consórcio e leasing. O total vendas parceladas equivale a 51,9% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves no período. 

Os veículos pesados (caminhões e ônibus) tiveram no acumulado dos oito meses 38 mil unidades financiadas. Embora persista a queda de 3,4% ante igual período de 2016, ela é menor que a registrada no acumulado até julho, de 6%. Assim, também é previsível um empate ou reversão para alta até o fim do ano, já que a expetativa das montadoras é de crescimento de 3,6% nos emplacamentos de pesados. 

A venda a prazo para motos somou de janeiro a agosto 403,3 mil unidades, registrando queda de 5,7% ante os mesmos meses do ano passado. A retração no semestre era pouco maior, 6%, mostrando que o segmento terminará 2017 com queda nas vendas pelo sexto ano seguido. 

As médias diárias de 3,3 mil motos emplacadas em julho e agosto (veja aqui) já apontam até mesmo que o ano terminará abaixo das 890 mil unidades previstas pela Abraciclo, associação que reúne fabricantes do setor. 

De acordo com a B3, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) respondeu no acumulado do ano por 83,6% das vendas a prazo de todos os tipos de veículo (leves, pesados e motos). O consórcio vem a seguir, com 14,2%.
 

Fonte: Automotive Business (https://goo.gl/bVucs5)

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Av. José de Brito Soares, 158 - Quadra 01 - Lote 07 - Setor Anhanguera
  • CEP: 77818-530
  • Processo: 420
  • Telefone(s):(63) 3412-3619
  • Email contato: sincopto@hotmail.com
  • Presidente:
    VICENTE DE PAULO RIBEIRO