11/06/2018 às 15:28

Vendas de veículos usados avançam 2,8% em cinco meses

divulgação

O volume de vendas de veículos usados avançou 2,8% nos cinco meses fechados de 2018 em comparação com igual período do ano passado. Dados da Fenabrave, que reúne o setor de distribuição, apontam que o total de transferências atingiu as 4,42 milhões de unidades no período, considerando os negócios realizados para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. As transferências de motos cresceram de forma mais tímida, com leve aumento de 1,6% também no comparativo anual, para pouco mais de 1,16 milhão de unidades.

Em maio, o volume ficou em 953,5 mil veículos (exceto motos), o que representou um aumento de 3% sobre o resultado de abril, quando 925,7 mil veículos trocaram de dono. No entanto, o resultado de maio para o setor de usados ficou 4% abaixo do apurado em mesmo mês do ano passado. 

Para a Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, que também divulga os mesmos dados do setor de usados, o desempenho menor no comparativo anual de maio pode ser reflexo do impactado causado pela greve dos caminhoneiros. A entidade avalia que apesar disso, as vendas de usados voltaram a um nível satisfatório: “O retorno do mercado aos patamares tradicionais parece estar se consolidando pela sequência de resultados registrados nos últimos meses”, enfatiza o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Por segmento, todos apresentaram variação positiva no acumulado do ano, menos ônibus, cujas vendas de usados na soma de janeiro a maio recuou 5,2% sobre iguais meses de 2017 ao encerrar o período com pouco mais de 19,3 mil chassis transferidos. Todos os demais cresceram na casa dos 2% no comparativo anual, com destaque para o segmento leve: automóveis encerraram os cinco meses do ano com um total de 3,7 milhões de carros usados vendidos, alta de 2,9% sobre os 3,59 milhões apurados há um ano.

Comerciais leves cresceram na faixa dos 2,2%, para 4,2 milhões. Com isso, o segmento leve somou aumento de 2,8% no período. No caso dos pesados, embora o setor de caminhões usados tenha evoluído 2,8% no ano, com pouco mais de 137,2 mil unidades, a queda das vendas de ônibus usados fez com que o segmento pesado apresentasse crescimento de apenas 1,7% no ano.

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/27538/vendas-de-veiculos-us...

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua Joaquim Gava 95-B Jardim América Araguaína-TO
  • CEP: 77805-206
  • Processo: 420
  • Telefone(s):(63) 3412-3619
  • Email contato: sincopto@hotmail.com
  • Presidente:
    VICENTE DE PAULO RIBEIRO